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Plano de aula - Análise e Interpretação de Dados de uma Pesquisa

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º do Fundamental sobre Probabilidade; estatística

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: LEANDRO VITORIANO DA SILVA

 

OBJETIVO select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Leandro Vitoriano da Silva

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

(EF01MA22) Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.

Objetivos específicos

Analisar, interpretar e comparar dados de uma pesquisa.

Conceito-chave

Probabilidade; estatística

Recursos necessários

Atividades impressas.




Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Escreva na lousa o objetivo da aula e leia para os alunos, questione-os sobre o que eles acreditam que vão aprender nesta aula. Deixe o objetivo anotado até o fim da aula, onde você e seus alunos poderão fazer a recuperação dele para discutir se atingiram ele ou não.

Propósito: Compartilhar o objetivo com a turma.

Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem as palavras do seu objetivo?
  • O que esperam aprender na aula de hoje?

RETOMADA (SLIDES 3 E 4) select-down

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Retome com os alunos “o que é uma pesquisa”, “Como organizar e mostrar os resultados de uma pesquisa”, lembre-os das funções dos gráficos e tabelas. Em seguida apresente a pesquisa proposta (Slide 4) peça que as crianças analisem e expliquem do que se trata a pesquisa, bem como, seus resultados.

Propósito: Recuperar os conhecimentos da turma sobre o tema da aula.

Discuta com a turma:

  • Do que se trata a pesquisa?
  • O resultado no gráfico e na tabela são iguais?
  • O que descobrimos nesta pesquisa?

RETOMADA (SLIDES 3 E 4) select-down

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Retome com os alunos “o que é uma pesquisa”, “Como organizar e mostrar os resultados de uma pesquisa”, lembre-os das funções dos gráficos e tabelas. Em seguida apresente a pesquisa proposta (Slide 4) peça que as crianças analisem e expliquem do que se trata a pesquisa, bem como, seus resultados.

Propósito: Recuperar os conhecimentos da turma sobre o tema da aula.

Discuta com a turma:

  • Do que se trata a pesquisa?
  • O resultado no gráfico e na tabela são iguais?
  • O que descobrimos nesta pesquisa?

ATIVIDADE PRINCIPAL (SLIDES 5, 6 E 7) select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Agrupe os alunos em duplas, em seguida entregue uma cópia da atividade a eles. Leia o problema e peça que analisem o gráfico, indague-os sobre as especificidades do dado, no “Discuta com a turma” tem algumas propostas para isso. Depois de analisarem o gráfico, e refletirem sobre as questões propostas oralmente por você leia para eles as perguntas que estão propostas na atividade e peça que tentem responder. Ao agrupar seus alunos, faça-o de forma produtiva, agrupando alunos com grau de conhecimentos próximos, para que assim um colabore com o outro. Faça intervenções nas duplas para perceber como eles estão compreendendo as informações trazidas pelo gráfico.

Propósito: Analisar e interpretar um gráfico.

Discuta com a turma:

  • Este gráfico trata de que assunto?
  • Qual pergunta deve ter sido feita aos entrevistados?
  • Tem como saber se os entrevistados são meninos ou meninas?
  • Como descobrir quantos participantes participaram da pesquisa?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Sugestão de leitura: “VIVENDO A ESTATÍSTICA NA ESCOLA ATRAVÉS DE GRÁFICOS E TABELAS

ATIVIDADE PRINCIPAL (SLIDES 5, 6 E 7) select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Agrupe os alunos em duplas, em seguida entregue uma cópia da atividade a eles. Leia o problema e peça que analisem o gráfico, indague-os sobre as especificidades do dado, no “Discuta com a turma” tem algumas propostas para isso. Depois de analisarem o gráfico, e refletirem sobre as questões propostas oralmente por você leia para eles as perguntas que estão propostas na atividade e peça que tentem responder. Ao agrupar seus alunos, faça-o de forma produtiva, agrupando alunos com grau de conhecimentos próximos, para que assim um colabore com o outro. Faça intervenções nas duplas para perceber como eles estão compreendendo as informações trazidas pelo gráfico.

Propósito: Analisar e interpretar um gráfico.

Discuta com a turma:

  • Este gráfico trata de que assunto?
  • Qual pergunta deve ter sido feita aos entrevistados?
  • Tem como saber se os entrevistados são meninos ou meninas?
  • Como descobrir quantos participantes participaram da pesquisa?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Sugestão de leitura: “VIVENDO A ESTATÍSTICA NA ESCOLA ATRAVÉS DE GRÁFICOS E TABELAS

ATIVIDADE PRINCIPAL (SLIDES 5, 6 E 7) select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Agrupe os alunos em duplas, em seguida entregue uma cópia da atividade a eles. Leia o problema e peça que analisem o gráfico, indague-os sobre as especificidades do dado, no “Discuta com a turma” tem algumas propostas para isso. Depois de analisarem o gráfico, e refletirem sobre as questões propostas oralmente por você leia para eles as perguntas que estão propostas na atividade e peça que tentem responder. Ao agrupar seus alunos, faça-o de forma produtiva, agrupando alunos com grau de conhecimentos próximos, para que assim um colabore com o outro. Faça intervenções nas duplas para perceber como eles estão compreendendo as informações trazidas pelo gráfico.

Propósito: Analisar e interpretar informações em um gráfico.

Discuta com a turma:

  • Este gráfico trata de que assunto?
  • Qual pergunta deve ter sido feita aos entrevistados?
  • Tem como saber se os entrevistados são meninos ou meninas?
  • Como descobrir quantos participantes participaram da pesquisa?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Sugestão de leitura: “VIVENDO A ESTATÍSTICA NA ESCOLA ATRAVÉS DE GRÁFICOS E TABELAS

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Escreva as perguntas que estão no slide, questione a turma sobre o que está colocado nele, convide os alunos para registrarem suas respostas na lousa, apesar das respostas serem as mesmas, há variedades nos modos de obterem estes resultados, pergunte a eles sobre isso.

Propósito: Montar um painel de soluções da turma.

Discuta com a turma:

  • Como vocês chegaram na resposta da atividade A? E na resposta B?
  • Que estratégias utilizaram para resolver o exercício C?

ENCERRAMENTO select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Leia o encerramento da aula para as crianças, aproveite este momento para também recuperar o objetivo da aula, converse com os aluno questionando se eles acreditam ter aprendido aquilo que foi proposto.

Propósito: Realizar o desfecho da aula.

Discuta com a turma:

  • Você acreditam que aprendemos tudo que estava proposto na aula?
  • O que vocês mais gostaram de ter aprendido nesta aula?

Título: Raio X select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Esta é uma atividade individual que tem por objetivo avaliar o quanto as crianças aprenderam sobre o conteúdo do dia, para tanto entregue uma folha com os gráfico e as perguntas, se necessário leia para a crianças as perguntas e peçam que elas respondam. Após a atividade faça um painel de soluções com elas discutindo as possibilidades de respostas, assim como, você realizou na atividade principal.

Propósito: Realizar uma avaliação das aprendizagens da turma.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Escreva na lousa o objetivo da aula e leia para os alunos, questione-os sobre o que eles acreditam que vão aprender nesta aula. Deixe o objetivo anotado até o fim da aula, onde você e seus alunos poderão fazer a recuperação dele para discutir se atingiram ele ou não.

Propósito: Compartilhar o objetivo com a turma.

Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem as palavras do seu objetivo?
  • O que esperam aprender na aula de hoje?

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Leandro Vitoriano da Silva

    Mentor: Mara Elizabeth Mansani

    Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

    Habilidade da BNCC

    (EF01MA22) Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.

    Objetivos específicos

    Analisar, interpretar e comparar dados de uma pesquisa.

    Conceito-chave

    Probabilidade; estatística

    Recursos necessários

    Atividades impressas.



Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Retome com os alunos “o que é uma pesquisa”, “Como organizar e mostrar os resultados de uma pesquisa”, lembre-os das funções dos gráficos e tabelas. Em seguida apresente a pesquisa proposta (Slide 4) peça que as crianças analisem e expliquem do que se trata a pesquisa, bem como, seus resultados.

Propósito: Recuperar os conhecimentos da turma sobre o tema da aula.

Discuta com a turma:

  • Do que se trata a pesquisa?
  • O resultado no gráfico e na tabela são iguais?
  • O que descobrimos nesta pesquisa?

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Retome com os alunos “o que é uma pesquisa”, “Como organizar e mostrar os resultados de uma pesquisa”, lembre-os das funções dos gráficos e tabelas. Em seguida apresente a pesquisa proposta (Slide 4) peça que as crianças analisem e expliquem do que se trata a pesquisa, bem como, seus resultados.

Propósito: Recuperar os conhecimentos da turma sobre o tema da aula.

Discuta com a turma:

  • Do que se trata a pesquisa?
  • O resultado no gráfico e na tabela são iguais?
  • O que descobrimos nesta pesquisa?

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Agrupe os alunos em duplas, em seguida entregue uma cópia da atividade a eles. Leia o problema e peça que analisem o gráfico, indague-os sobre as especificidades do dado, no “Discuta com a turma” tem algumas propostas para isso. Depois de analisarem o gráfico, e refletirem sobre as questões propostas oralmente por você leia para eles as perguntas que estão propostas na atividade e peça que tentem responder. Ao agrupar seus alunos, faça-o de forma produtiva, agrupando alunos com grau de conhecimentos próximos, para que assim um colabore com o outro. Faça intervenções nas duplas para perceber como eles estão compreendendo as informações trazidas pelo gráfico.

Propósito: Analisar e interpretar um gráfico.

Discuta com a turma:

  • Este gráfico trata de que assunto?
  • Qual pergunta deve ter sido feita aos entrevistados?
  • Tem como saber se os entrevistados são meninos ou meninas?
  • Como descobrir quantos participantes participaram da pesquisa?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Sugestão de leitura: “VIVENDO A ESTATÍSTICA NA ESCOLA ATRAVÉS DE GRÁFICOS E TABELAS

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Agrupe os alunos em duplas, em seguida entregue uma cópia da atividade a eles. Leia o problema e peça que analisem o gráfico, indague-os sobre as especificidades do dado, no “Discuta com a turma” tem algumas propostas para isso. Depois de analisarem o gráfico, e refletirem sobre as questões propostas oralmente por você leia para eles as perguntas que estão propostas na atividade e peça que tentem responder. Ao agrupar seus alunos, faça-o de forma produtiva, agrupando alunos com grau de conhecimentos próximos, para que assim um colabore com o outro. Faça intervenções nas duplas para perceber como eles estão compreendendo as informações trazidas pelo gráfico.

Propósito: Analisar e interpretar um gráfico.

Discuta com a turma:

  • Este gráfico trata de que assunto?
  • Qual pergunta deve ter sido feita aos entrevistados?
  • Tem como saber se os entrevistados são meninos ou meninas?
  • Como descobrir quantos participantes participaram da pesquisa?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Sugestão de leitura: “VIVENDO A ESTATÍSTICA NA ESCOLA ATRAVÉS DE GRÁFICOS E TABELAS

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Agrupe os alunos em duplas, em seguida entregue uma cópia da atividade a eles. Leia o problema e peça que analisem o gráfico, indague-os sobre as especificidades do dado, no “Discuta com a turma” tem algumas propostas para isso. Depois de analisarem o gráfico, e refletirem sobre as questões propostas oralmente por você leia para eles as perguntas que estão propostas na atividade e peça que tentem responder. Ao agrupar seus alunos, faça-o de forma produtiva, agrupando alunos com grau de conhecimentos próximos, para que assim um colabore com o outro. Faça intervenções nas duplas para perceber como eles estão compreendendo as informações trazidas pelo gráfico.

Propósito: Analisar e interpretar informações em um gráfico.

Discuta com a turma:

  • Este gráfico trata de que assunto?
  • Qual pergunta deve ter sido feita aos entrevistados?
  • Tem como saber se os entrevistados são meninos ou meninas?
  • Como descobrir quantos participantes participaram da pesquisa?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Sugestão de leitura: “VIVENDO A ESTATÍSTICA NA ESCOLA ATRAVÉS DE GRÁFICOS E TABELAS

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Escreva as perguntas que estão no slide, questione a turma sobre o que está colocado nele, convide os alunos para registrarem suas respostas na lousa, apesar das respostas serem as mesmas, há variedades nos modos de obterem estes resultados, pergunte a eles sobre isso.

Propósito: Montar um painel de soluções da turma.

Discuta com a turma:

  • Como vocês chegaram na resposta da atividade A? E na resposta B?
  • Que estratégias utilizaram para resolver o exercício C?

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Leia o encerramento da aula para as crianças, aproveite este momento para também recuperar o objetivo da aula, converse com os aluno questionando se eles acreditam ter aprendido aquilo que foi proposto.

Propósito: Realizar o desfecho da aula.

Discuta com a turma:

  • Você acreditam que aprendemos tudo que estava proposto na aula?
  • O que vocês mais gostaram de ter aprendido nesta aula?

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Esta é uma atividade individual que tem por objetivo avaliar o quanto as crianças aprenderam sobre o conteúdo do dia, para tanto entregue uma folha com os gráfico e as perguntas, se necessário leia para a crianças as perguntas e peçam que elas respondam. Após a atividade faça um painel de soluções com elas discutindo as possibilidades de respostas, assim como, você realizou na atividade principal.

Propósito: Realizar uma avaliação das aprendizagens da turma.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar


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