Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Blog de Alfabetização

Troque experiências e boas práticas sobre o processo de aquisição da língua escrita

Olá, alfabetizadores e demais educadores!

É com você que quero dar uma palavrinha! Na verdade, muito mais: quero propor uma troca de saberes

POR:
Mara Mansani

É com você mesmo que quero dar uma palavrinha! Na verdade, é muito mais que isso: quero propor uma troca de saberes em alfabetização, um intercâmbio entre minhas experiências em sala de aula e as suas, e discutir sobre as teorias que embasam o que pensamos. Afinal, há muito o que dizer e aprender sobre esses assuntos, não é mesmo?

Metodologias, vivências de nossos alunos, dúvidas que nos angustiam, nossos projetos e sequências didáticas, boas práticas pedagógicas, o que não deu muito certo e o por quê, interações, avaliações, diagnósticos, intervenções, registros, evoluções, formações, reflexões e muito mais! Vamos embarcar nessa juntos?

Sou Mara Mansani, a mãe do Antonio, casada com o Eduardo, formada em Magistério em nível Normal e no Normal Superior. Continuo minha formação estudando sempre e me inscrevendo em cursos diversos, sobre novas tecnologias educacionais, música, Educação Ambiental e outros tantos.

Sou professora há quase 30 anos. Já lecionei em vários segmentos, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, passando também pela Educação de Jovens e Adultos (EJA). Mas boa parte da minha vida foi mesmo dedicada à alfabetização inicial. Dei aula em escolas rurais, à luz do lampião a gás, quando ensinei e aprendi muito com as turmas multisseriadas da antiga Unidade Escolar de Ação Comunitária (UEAC), da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Nela, o professor tinha que morar na escola e incluir na rotina atividades de saúde e cultura com a comunidade local. Também trabalhei com alegria na EJA em várias cidades de São Paulo. Foram muitos projetos realizados e experiências emocionantes, e tenho saudade de cada um desses momentos!

Atualmente, sou professora efetiva de duas escolas públicas: trabalho na E.E. Professora Laila Galep Sacker, em Sorocaba, a 101 quilômetros de São Paulo, com turmas de alfabetização da rede estadual, e na EMEF Professora Sílvia Haddad, em Salto de Pirapora, a 121 quilômetros da capital paulista, com o 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal.

Em 2006, tive dois projetos de Educação Ambiental para o Ensino Básico publicados pela ONG WWF no livro Muda o mundo, Raimundo. E, em 2014, recebi com muita honra o Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, na área de Alfabetização, com o projetoEscrevendo com Lengalenga.

A partir de hoje, nos encontraremos aqui, no Blog de Alfabetização, todas as segundas-feiras. Sinta-se à vontade, pois esse espaço é um canal para expressão de todos nós! Que cada um possa contribuir com suas experiências para a melhoria da qualidade da Educação em nosso Brasil. E que nossa palavra de ordem seja: todos podem aprender.

Espero que aceitem o convite de compartilharem essa vivência comigo. Será um prazer ler seus comentários, opiniões, dúvidas e sugestões para futuras abordagens nos textos que publicarei aqui.

Para terminar, vou contar um segredo: eu não queria ser professora, não. Minha mãe insistiu para eu cursar o magistério, e eu me apaixonei! Viva a Educação! Viva os educadores desse nosso Brasil!

Beijo a todos!

Mara Mansani

Tags

Guias